A dor é o motivo mais comum pelo qual as pessoas procuram assistência médica.
A dor pode ser aguda ou leve, constante ou intermitente, latejante ou estável. Às vezes, pode ser muito difícil descrever a dor. Pode-se sentir num só local ou sobre uma área extensa. Sua intensidade pode variar de leve a intolerável.
As pessoas toleram a dor de formas muito diferentes. Uma pessoa pode ter dificuldade em tolerar a dor de um pequeno corte ou contusão, enquanto outra pode aguentar a dor provocada por um trauma maior ou uma lesão por faca. A capacidade de suportar a dor varia de acordo com o humor, a personalidade e as circunstâncias de cada indivíduo.
Novas pesquisas científicas se desenvolvem em torno da descoberta de agentes medicamentosos para tratar a dor sem causar efeitos colaterais à saúde.
É o caso do Pacová (Renealmia sp.), um potente fitoterápico natural da Mata Atlântica que faz parte da composição do lançamento da Möma Biocosméticos. O Gel de Arnica com Pacová em associação ao óleo essencial e hidrolato de manjericão e óleo de andiroba é uma excelente alternativa natural para combater a dor. Sugerimos a aplicação do Gel de Arnica com Pacová em processos de dor muscular, inflamações e artroses, em massagens diárias para relaxamento.
Alguns pesquisadores têm encontrado resultados positivos em trabalhos de pesquisa com o Pacová como agente analgésico. Patiño et al. (2012), registraram efeito analgésico da fração de metanol obtida das folhas de Renealmia sp; protegendo contra o estímulo doloroso, em estudo comparativo ao Ibuprofeno. Segundo Wohlmuth et al. (2010), a presença dos compostos diarilheptanoides nos representantes de Renealmialhes confere potente propriedade anti-inflamatória. Os frutos de Renealmia petasites cultivada por agricultores da Colônia Castelhanos (Guaratuba/PR), são comercializados como recurso medicinal para analgesia.
A quase totalidade das espécies do Pacova está confinada às regiões de floresta tropical úmida desde o nível do mar até cerca de 2.500 metros. Nestes ambientes, normalmente ocupam áreas abertas ou margem de rios. A maioria das espécies de Renealmia é neotropical, distribuindo-se desde o norte do México, Cuba, Bolívia e Brasil.
No Brasil, a Renealmia é o único gênero nativo de Zingiberaceae (SOUZA & LORENZI, 2005). Há registro de 21 espécies de Renealmia nativas (7 endêmicas) distribuídas nas distintas regiões: Norte (Roraima, Amapá, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia), Nordeste (Ceará, Pernambuco, Bahia), Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná, Santa Catarina) (Maas & Maas, 2013).
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-05722015000200274
(Efeito Analgésico Patiño et al. (2012) , efeito anti-inflamatório Wohlmuth et al. (2010)